ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Visita de estudoFoi realizada, com sucesso, a visita de estudo às instalações do INEM e CODU, em Lisboa!!

SIMULACROEstá a ser pensada a realização de um simulacro nas ruas de Beja

NOTÍCIASEstamos em parceria com uma turma de Área de Projecto da Escola José Macedo Fragateiro, em Ovar!!! Vai ser muito gratificante esta troca de conhecimentos e informações..

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sequência de Acções de SBV

A sequência das acções em Suporte Básico de Vida consiste em vários passos:

1. Avaliar as condições de segurança no local, isto é, garantir a segurança do socorrista e da vítima.

2. Avaliar o estado de consciência da vítima, verificar se esta responde (abanar suavemente, chamar em voz alta). Se a vítima responder deve verificar se tem lesões, estimulá-la com frequência e procurar ajuda se necessário. Se não houver resposta, grite por ajuda.

3. Permeabilização da via aérea consiste na inclinação para trás da cabeça com elevação da mandíbula e na avaliação da respiração: Ver, Ouvir, Sentir (encostando o ouvido à boca da vítima, ver os movimentos do tórax, ouvir os sons de respiração e sentir o bafo no ouvido), durante 10 segundos. Se a vítima respirar deve ser colocada em posição lateral de segurança, o seu estado deve ser reavaliado frequentemente e dever-se-á chamar imediatamente por ajuda, se possível enviar alguém para ligar 112. Caso não respire, dever-se-á verificar a desobstrução da via aérea e, estando esta desobstruída, fazer duas ventilações (soprar lentamente até elevação do tórax e fazer 2ª insuflação após o tórax ter relaxado totalmente).

4. Avaliar sinais de circulação – baseia-se em verificar a pulsação. Comece por procurar respiração normal, tosse ou movimentos e depois pesquisar pulso carotídeo (no pescoço), não demorando mais de 10 segundos. Caso a vítima apresente sinais de circulação, mas não respire, devem continuar-se as ventilações (10 por minuto) e reavaliar sinais de circulação (uma vez por minuto). Na ausência de sinais de circulação, faça 30 compressões deprimindo o tórax e duas insuflações após cada ciclo de compressões.

5. Continuar manobras de SBV até chegar ajuda diferenciada ao local, a vítima apresentar sinais de recuperação ou até ficar exausto.



0 comentários:

Enviar um comentário