ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Visita de estudoFoi realizada, com sucesso, a visita de estudo às instalações do INEM e CODU, em Lisboa!!

SIMULACROEstá a ser pensada a realização de um simulacro nas ruas de Beja

NOTÍCIASEstamos em parceria com uma turma de Área de Projecto da Escola José Macedo Fragateiro, em Ovar!!! Vai ser muito gratificante esta troca de conhecimentos e informações..

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O que é o Suporte Básico de Vida - SBV ?

O Suporte Básico de Vida (SBV), a que se chama correntemente primeiros socorros ou pré-socorro, consiste numa série de procedimentos que podem ser concretizados até à chegada do socorro, com o intuito de preservar vidas em situação de emergência.


O socorro prestado nos primeiros minutos, logo após o incidente, é o que melhor garante uma redução, ou mesmo eliminação, de sequelas que a vítima possa vir a sofrer. Assim, a formação da pessoa que presta esse primeiro socorro pode ser decisiva para a vítima.


Por um lado, algumas pessoas acreditam ter noções básicas de SBV, que pensam ser suficientes numa situação de emergência. Ora, o treino de SBV é fundamental não só para evitar que sejam cometidos erros graves e irreversíveis mas, também, para uma maior eficácia dos resultados.


Por outro, os especialistas são unânimes ao afirmar que “numa situação de emergência em que exista risco de vida para um doente, se não forem aplicadas medidas básicas de suporte de vida durante o tempo que medeia o pedido e a chegada do meio de socorro, a recuperação do doente pode ficar definitivamente inviabilizada ou dar origem a sequelas permanentes. Por esta razão, a formação do público em SBV é uma medida fundamental para que o socorro seja o mais eficaz possível”. Uma boa prática de SBV pode ser decisiva para a vida de um acidentado. Em suma, trata-se de “ganhar tempo” para o doente, impedindo que a sua situação clínica se agrave, até à chegada do socorro profissional.


3 comentários:

Rodrigo disse...

é la...
desde ja, parabens pelo bom blog =)

grande projecto, nao só é interessante como tambem é necessario para a nossa sobrevivencia num acidente.

força nisso =)

Anónimo disse...

O vosso trabalho é muito interessante, normalmente não se encontram muitos jovens preocupados com a saúde e bem-estar das outras pessoas. O vosso tema foi bem escolhido, e o blog também está muito bom. Parabéns e continuação de um bom trabalho.

Anónimo disse...

Vcs poderiam anexar figuras ilustrando como se faz em casos de: Convulsão, Afogamento, Parada Cardio-Respiratória, Engasgos com criança e adultos. Procurem O Corpo de Bombeiros, pois eles têm ótimas dicas e materiais.

Enviar um comentário